sábado, 5 de novembro de 2011

'GTA V' será o maior game já feito pela Rockstar

O cofundador da Rockstar, Sam Houser, disse nesta quinta-feira (3) que o game "Grand Theft Auto V" será "o maior e mais ambicioso" jogo já feito pela empresa. O primeiro vídeo do aguardado game foi divulgado na quarta-feira (2).
Em comunicado, Houser confirmou que "GTA V" irá se passar na cidade de Los Santos, versão fictícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, local que foi visto pela última vez em "GTA: San Andreas", lançado em 2004 para o PlayStation 2. O game ainda irá mostrar "as montanhas, área campestre e praias ao redor da cidade".
Além da série "GTA", a Rockstar tem no currículo outros games que apresentam muitas horas de jogo e grande quantidade de conteúdo como "Red Dead Redemption", "Bully" e "L.A. Noire".

Ainda, o jogo irá mostrar uma versão "fictícia e no período atual do sul da Califórnia". Isto sugere que, assim como em "GTA: San Andreas", o novo jogo pode mostrar as cidades de San Fierro, versão fictícia de San Francisco, em Las Venturas, inspirada em Las Vegas, que fazem parte da região de San Andreas, inventada para o game e que apareceu no jogo de 2004 para o PS2. Mais cidades e áreas montanhosas, campestres e praias confirmam que este pode ser o maior jogo já feito pela Rockstar.

GTA V (Foto: Reprodução)
Los Santos é inspirada na cidade de Los Angeles
A produtora ainda afirma que, além do tamanho do jogo, "GTA V" irá apresentar uma "nova e audaciosa direção para games de mundo aberto baseados em missões e com modo para diversos jogadores on-line". O foco da história será "a perseguição pelo dinheiro".
O trailer divulgado na quinta-feira não traz detalhes sobre as outras cidades, quem será o personagem principal e quais são suas ambições. A narrativa do vídeo apenas cita que ele é um homem que se muda para Los Santos tentando sair de uma vida no crime, algo que acontece com outros personagens dos games anteriores.

A Rockstar também não divulgou data de lançamento do jogo – até mesmo o ano de lançamento não foi revelado – e para quais plataformas ele chegará. Especula-se que o jogo pode ser lançado entre o final de 2012 e o início de 2013, já que em março do próximo ano, a produtora irá lançar "Max Payne 3", que se passa na cidade de São Paulo.

GTA V (Foto: Reprodução)
'GTA V' retorna para a região de San Andreas, mostrando a cidade de Los Santos

'Grand Theft Auto V' retorna a San Andreas


A produtora Rockstar divulgou nesta quarta-feira (2) o primeiro trailer do game "Grand Theft Auto V". O game retorna para a cidade de Los Santos, versão fictícia de Los Angeles, nos Estados Unidos. As imagens sugerem, também, que regiões de San Andreas, versão fictícia da Califórnia, apareçam no jogo.
A Rockstar não divulgou data de lançamento nem as plataformas em que o game será lançado. A trilha sonora usada no vídeo é da música "Ogden’s Nut Gone Flake", da banda The Small Faces.

Um contador ficou por uma semana no site para anunciar o momento em que o trailer seria divulgado.

O game é sequência da série de jogos polêmicos, que dão liberdade ao jogador para cometer crimes e roubar carros, por exemplo. A região de San Andreas apareceu pela primeira vez em "GTA: San Andreas", lançado em 2004 para o PlayStation 2.
No vídeo de "GTA V", há outras referências aos elementos vistos em Los Santos no game de 2004 como o letreiro de "Vinewood", que imita o letreiro de Hollywood. Ainda em "San Andreas", haviam outras cidades, San Fierro (versão de San Francisco) e Las Venturas (versão de Las Vegas).
O título mostra também que o novo "GTA" se passará no período atual, mostrando os Estados Unidos em crise. Nas imagens aparece um homem executando a hipoteca de uma casa e muitos indigentes embaixo de viadutos e pontes.

Veja a tradução do trailer de "GTA V":
"Por que me mudei para cá? Acho que foi por conta do clima. Ou a... Ah, não sei, aquela coisa. Aquela mágica. Você vê ela nos filmes. Eu queria me aposentar do que eu estava fazendo, sabia?  Daquilo... Daquela linha de trabalho. Ser um cara bonzinho uma vez na vida. Um homem de família. Então, comprei uma casa grande. Vim para cá, coloquei os pés para cima e pensei que seria um pai como todos os outros pais. Meus filhos seriam os filhos que eu via na TV, jogando bola, sentando ao Sol. Mas, você sabe como tudo funciona."

Cena de 'GTA V' (Foto: Reprodução)
Cena de 'GTA V', em que bandidos assaltam um banco.
 
Cena de 'GTA V' (Foto: Reprodução)
No trailer, polícia persegue bandido em beco da cidade de Los Santos.
 
Cena de 'GTA V' (Foto: Reprodução)
Los Santos também apresenta áreas de lazer como um campo de golfe.
 
Los Santos, versão fictícia de Los Angeles, é cidade do novo 'GTA' (Foto: Reprodução)
Los Santos, versão fictícia de Los Angeles, é cidade do novo 'GTA'

'GTA IV' ganha serviço de mapas similar ao 'Street View'

Um site especializado no game "Grand Theft Auto IV" e suas duas expansões lançou um serviço para os jogadores similar ao "Street View", presente no Google Maps. Por meio dele, os jogadores podem visualizar as ruas do jogo do ponto de vista do jogador, tal qual o fazem com os mapas do Google.
Todas as ruas de Liberty City, cidade fictícia de "GTA IV" foram mapeadas e podem ser visualizadas para orientar o jogador na localização, principalmente para encontrar pontos das missões do título. É possível procurar as ruas, ver do ponto de vista do chão e compartilhar com um amigo.
Para usar o mapa, basta acessar o site, clicar na opção "Map" e arrastar o boneco do Street View para a rua desejada.

Site criou 'Street View' para o game 'GTA IV' (Foto: Reprodução)Site criou 'Street View' para o game 'GTA IV' (Foto: Reprodução)

'Battlefield 3' vende 5 milhões de cópias em uma semana

'Battlefield 3' usará pacote de texturas para deixar o game ainda mais bonito nos consoles (Foto: Divulgação)
'Battlefield 3' usa pacote de texturas para deixar
o game ainda mais bonito nos consoles

Com cinco milhões de unidades vendidas desde seu lançamento na semana passada, o game de tiro em primeira pessoa "Battlefield 3" se tornou o título Electronic Arts (EA) que registrou a venda mais rápida na história da empresa, anunciou a produtora.
"De Tóquio a Los Angeles, de Sydney a Londres, milhões de fãs jogaram durante toda a semana. Estamos surpresos com a resposta mundial que 'Battlefield 3' teve", disse nesta terça-feira (1º) o vice-presidente executivo da EA, Patrick Soderlund.
Segundo Soderlund, a última versão da popular franquia "Battlefield" gerou mais de US$ 300 milhões em receita desde que a EA o colocou à venda nos Estados Unidos em 25 de outubro.
Um número sem precedentes de pessoas jogou "Battlefield 3" on-line durante o final de semana, causando problemas no sistema, de acordo com a EA, que ressaltou, entretanto, que 98,9% dos usuários já jogam sem problemas.
"Este foi o nosso maior lançamento até hoje", indicou a EA, que fabrica jogos nos Estados Unidos há 29 anos, no blog de "Battlefield 3".
O game é ambientado em um futuro próximo, com jogadores que se transformam em marines americanos em missões em Paris, Nova York e Teerã.

'Angry Birds' passa dos 500 milhões de downloads

'Beach Volley' é a atualização do game 'Angry Birds Rio' (Foto: Divulgação)
Angry Birds é um dos games de maior sucesso
das plataformas móveis


A desenvolvedora do game "Angry Birds", a Rovio, divulgou nesta quarta-feira que o título lançado há menos de dois anos e presente em celulares, tablets, PC e consoles passou dos 500 milhões de downloads.
"É mais do que qualquer outro jogo", disse Peter Vesterbacka, chefe de marketing da Rovio. Ele afirma que o próximo passo da empresa é alcançar 1 bilhão de downloads em todo o mundo.
Diferentemente de outros jogos, "Angry Birds" continua no topo dos jogos mais populares da App Store do iTunes desde que foi lançado no dia 11 de dezembro de 2009.
A Rovio está expandindo a marca do game, colocando nas lojas itens como bichos de pelúcia, fantasias, produtos para bebês e tenta levar os pássaros raivosos para o cinema.

'Uncharted 3' traz excelente aventura no PS3



Plataforma: PlayStation 3
Produção: Sony Computer Entertainment
Desenvolvimento: Naughty Dog
Distribuição no Brasil: Sony Brasil
Gênero: Ação
Jogadores: 1
Lançamento: 11 de novembro no Brasil
Preço sugerido: R$ 200
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos
Nota: 9,0*

“Uncharted 3: Drake’s Deception” é o grande lançamento exclusivo do PlayStation 3 em 2011. O jogo traz de volta o herói Nathan Drake em uma nova missão para tentar encontrar a “Antlântis do Deserto” e, para isso, roda o mundo em busca de pistas. A desenvolvedora Naghty Dog conseguiu acertar em cheio ao criar um roteiro que apresenta uma aventura repleta de reviravoltas e momentos de muita ação.

Como nos games anteriores, o nível de detalhamento visual do jogo é alto, permitindo que os personagens digitais atuem nas cenas – que aparecem em grande quantidade  – em que a trama é contada. Os cenários também convencem, com destaque para o incêndio de um chateau na qual o jogador deve escapar.

Mesmo quando não tenta apresentar cenas de ação ou em que o jogador deve resolver um quebra-cabeça, o visual do cenário é convincente e competente. Pequenos detalhes trazem um ar de realismo e até pontos em destaque que o jogador utiliza para Drake escalar – que estão com cores diferentes do restante da parede, por exemplo – não parecem ser artificiais. Os cenários, também, ajudam a contar a história.

No roteiro, “Uncharted 3” se dá a liberdade de se considerar o filme de Indiana Jones da atualidade. Até mesmo Harrison Ford, o “Indiana original”, fez propaganda para o game no Japão. No início do jogo, tal qual em “Indiana Jones e a Última Cruzada”, em que há uma cena com Indy jovem, o jogador passa um momento com Nathan Drake adolescente, mostrando seu desejo por recuperar um artefato de seus antepassados e conhecendo seu amigo e mentor Victor Sullivan. Embora esta seja a parte mais chata de todo o game, todos os acontecimentos têm conexão com os vilões e o final do título que, segundo a desenvolvedora Naghty Dog, tem cerca de 10 horas no “modo campanha”. Acredite, vale a pena ir até o final do game.

'Uncharted 3' traz belo visual com bons efeitos de luz e fumaça. O destaque fica por conta da fase no deserto (Foto: Divulgação)
'Uncharted 3' traz belo visual com bons efeitos de luz e fumaça. O destaque fica por conta da fase no deserto
 
Durante a aventura, Drake encontra muitos inimigos, a maioria fortemente armada, para impedí-lo de alcançar seu objetivo. A Naghty Dog optou por, tal qual Indiana Jones, fazer com que Drake realizasse mais confrontos usando os punhos. Desse modo, além da grande quantidade de brigas, o jogador deve ficar atento aos contra-ataques. Ao pressionar o botão Triângulo no momento certo, o herói desvia do soco e devolve o ataque sempre com um golpe cinematográfico. Recursos do cenário como garrafas em cima de uma mesa, cadeiras e até pedras podem ser usados contra os inimigos. Um detalhe legal é que Drake consegue puxar o pino de granadas dos inimigos presas em suas roupas.

'Uncharted 3' é um dos games com melhor qualidade visual do PS3 (Foto: Divulgação)
'Uncharted 3' é um dos games com melhor
qualidade visual do PS3
 
O confronto armado também retorna com força, mas quem jogou o game anterior vai sentir a diferença no “tranco” dos rifles. A desenvolvedora mudou este recurso nos mesmos armamentos presentes nos títulos anteriores, o que causa certa confusão. Com uma mira também diferente e inimigos mais inteligentes, que atacam em grupo e se escondem dos tiros, os confrontos armados estão bem mais difíceis e podem frustrar jogadores iniciantes.

O game é o terceiro dublado em português, mas o trabalho final, ainda mais levando-se em conta o tamanho de um jogo do nível de “Uncharted 3”, ficou longe do esperado, abaixo do visto em “Killzone 3” ou em “Infamous 2” – mas com qualidade superior, no entanto, do que uma versão feita por um estúdio de dublagem brasileiro como suposto teste para o jogo. Os dubladores não “entraram” nos personagens e parecem apenas que estão lendo os textos com os diálogos. Há momentos em que não é possível entender o que é falado e só as legendas auxiliam. Mas elas também não condizem com o que está sendo dito pelos personagens e há erros de tradução, principalmente de gírias. Mudando o sistema do PS3 para o idioma inglês faz o game rodar em sua dublagem original. Fica de lição para a Sony manter jogos dublados e melhorar a qualidade no futuro.

Cenas que contam mais da história do game e do relacionamento entre os personagens são ótimas, mas a dublagem em português estraga estes momentos (Foto: Divulgação)
Cenas que contam mais da história do game e do relacionamento entre os personagens são ótimas, mas a dublagem em português estraga estes momentos

Modo on-line viciante
Após terminar o modo campanha de “Uncharted 3”, o jogador tem um modo com partidas on-line viciante. Além dos tradicionais confrontos entre dois times, há um modo em que é necessário caçar tesouros e leva-los com ajuda de um companheiro para uma determinada área.

Todos os jogadores, independentemente do nível, recebem dinheiro e pontos de experiência após cada partida, o que permite fazer com que seu personagem evolua com o tempo sem causar frustrações.

Os tiroteios estão bons como nos games anteriores, mas o sistema de coice das armas mudou, causando confusão (Foto: Divulgação)